site-img-topo

Exportador, você sabe o que é contrato de Hedge?

Ele pode assegurar a sua rentabilidade!

É certo que o ser humano durante toda a sua vida irá submeter-se às regras, sejam elas impostas pelo seu grupo social ou pelo “Estado” – país.
O Direito, por sua vez, é o conjunto de normas jurídicas postas por um determinado país e tais considerações são de suma importância para que possamos compreender o porquê de o Direito regulamentar e relacionar-se com quase todas, senão todas as áreas, como exemplo, a medicina, saúde, educação, contabilidade, etc.
Alinhavando-se o direito contratual ao setor da contabilidade, apresentamos a modalidade das operações e contratações “Hedge”, que são procedimentos que ensejam proteger os negócios de compra e venda mercantil das variações cambiais, como exemplo a desvalorização do real frente à supervalorização do dólar.
A modalidade Hedge é muito utilizada na comercialização das commodities e é extremamente importante que o empresário e o contador tenham em mente que essa metodologia pode ser aplicada em qualquer situação, desde que não esteja em desacordo com as demais legislações vigentes, tanto em âmbito nacional quanto internacional, motivo pelo qual é fundamental a prévia análise jurídica.
A modalidade Hedge é muito utilizada, e é extremamente importante devem ser alinhadas às melhores práticas jurídicas e contábeis
Essas práticas de contabilidade de Hedge devem ser alinhadas às melhores práticas jurídicas e contábeis evitando, dessa forma, o descumprimento da lei e ocorrência de equívocos na sua tributação.
Para atingir os benefícios das operações Hedge procure sempre seu advogado que junto de um contador de confiança indicará a modalidade que mais se encaixa ao seu tipo de negócio:
• Hedge de valor justo: proteção contra mudanças no valor de ativos ou passivos ou de compromissos não reconhecidos contabilmente.
• Hedge de fluxo de caixa: aplicação da metodologia com o escopo de proteger contra variações de fluxo de caixa relacionadas a riscos específicos ligados ao ativo ou passivo ou com transações que possam afetar negativamente o resultado;
• Hedge de investimento líquido: aplicado em casos de operações estrangeiras de risco
Estamos à disposição para que você, empresário, melhore e mantenha sua empresa sadia financeiramente.
Artigo elaborado pela advogada Dra. Natalia Pontes especialista em Direito Cível e Tributário – maio/2020

Tags